Obesa? Se um dia fui não me lembro... Capitulo 3




Sabe aquele ditado que de gênio, médico e louco todo mundo tem um pouco? Pois é... Intuitivamente eu acredito que a minha concentração de "louco" é maior que os outros dois fatores.

Realmente eu fiz muita loucura pra emagrecer. Muita loucura... Algumas que não me orgulho nem um pouco, outras, pelo que vocês já devem ter notado, são mais hilárias que eficientes!

As loucuras que escrevo pra vocês sobre minha luta contra a obesidade retratam realmente a minha experiência. Estas são as estratégias que eu projetava todos os dias. Me sentia como o Cebolinha chamando o Cascão pra mais um plano infalível contra a Mônica... Ou como o Cérebro, falando com o Pink, que era o dia de conquistar o mundo. 

É um paradoxo, mas até os mais céticos buscam freneticamente por pequenos milagres que facilitem a vida. Digo isso porque por muitos anos eu fiz tudo o que eu poderia fazer pra ter um peso saudável, menos o que realmente era necessário ser feito... Olha que louco?! 

Uma vez estava ministrando um curso sobre gestão numa empresa de engenharia. O tema do dia era Padronização. E fiz, como sempre faço, algumas analogias da teoria com exemplos corriqueiros. Especialmente neste dia eu falei do meu planejamento diário (padrão) pra manter o peso. 

Disse que pelo menos 5 vez por semana eu acordava antes das 5:00 da manhã pra fazer exercício. À época era Muay Thai e musculação. E me alimentava de três em três horas... Além de outras medidas.

Como sempre, uma enxurrada de perguntas sobre "peso" começaram a surgir... Já estava voltando pro tema da aula quando um dos engenheiro da turma me fez uma pergunta que nunca mais saiu da minha cabeça. "Qual é o segredo pra levantar todos os dias nesse horário e seguir o seu planejamento?"

Me intrigou profundamente. Qual o segredo, Débora? Tem que ter... Tem que ter... Por favor diz que tem! Esta era a leitura que fazia da pergunta... 

Ainda meio intrigada eu olhei pra ele e disse: "porque você quer um milagre? Porque você quer uma estratégia? Porque simplesmente você não decide e vai? Vou te contar o que eu faço. O segredo de tudo é levantar quando o despertador toca. Pronto!"

O grande milagre de qualquer coisa que se quer fazer é focar no foco! E o foco é o seu objetivo!
É muita loucura esperar por milagre. É muita loucura achar que um dia você vai acordar e do nada vai ser ou ter tudo o que sempre quis... É muita loucura achar que não precisa se esforçar pra atingir o resultado... 

Meu marido é farmacêutico. Imagina se peço pra ele criar uma fórmula qualquer de um fitoterápico... Crio uma embalagem, coloco uma foto minha de antes-depois, faço uma campanha publicitária qualquer dizendo que perdi 35 kg em 6 meses apenas tomando 2 comprimidos com 1 litro de água antes das refeições... Ia ganhar uma grana boa. Não iria? Depois escreveria uns livros de auto-ajuda, com dicas de superação. Depois um dvd com dicas de exercícios pra afinar a cintura... E a grana vinha, tenho certeza!

Algumas pessoas iriam comprar, mas nunca iriam usar. Outras iriam usar e conseguir algum resultado só com o efeito placebo... Que louco! 

É meio insano, mas nós tomamos medidas insanas... A ilusão de conseguir o objetivo de forma fácil, sem esforço, sem planejamento, sem sustentabilidade só gera frustração, perda de tempo e gasto desnecessário de dinheiro.

Já viu quantas pessoas se matriculam em academias e nunca vão? Fazem uma dieta com o melhor profissional de nutrição da cidade, mas nunca seguem a dieta? Será que é só pra tirar o peso da consciência? (Trocadilho infame, não é?)

E, pra completar, imagina que algumas medidas milagrosas estão dando certo... A pessoa conseguiu perder já 40%-50% da meta em tempo recorde! O que ela faz??? 

Ela faz o óbvio! Vai na confeitaria mais próxima e compra um delicioso brownie de nutella com refrigerante. Afinal de contas, é necessário comemorar um resultado tão espetacular!

Aí, só sendo doido mesmo!





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cair faz parte!

Sermão em Cearensês - Jansen Viana

Lembretes e dicas para 2021

Se não imita Cristo não é cristão