Vantagens de ter irmãos

Diário de uma cearense abençoada.
Há muitas coisas que se aprende quando se tem irmãos... como tenho muitos aprendi muito. Vou listar pra vocês algumas das lições que absorvi ao longo da vida.

1. Não se deve negar: um pedido de amigo, um jogo de bola, uma aventura sinistra, uma partida de vídeo game... e acima de tudo, não se deve negar um peido. É isso mesmo que você leu. Pros meus irmãos levar o mérito pelo pum mais barulhento e fedido era algo irritantemente satisfatório.
Agora se o fétido e estrondoso ato de flatulência fosse na presença do meu pai... Ninguém assumiria a autoria. O carão estava garantido.
2. Não se foge de uma boa briga...
Mesmo que não se queira brigar, se você foi incluído numa querela você vai ter que brigar. E vai brigar do lado do seu irmão, mesmo que ele não tenha razão. E mesmo que, por causa disso, você depois tenha que brigar só com ele. 
Tem mais, você pode até se machucar, mas o seu algoz tem que sair pior...
3. Regras são o segredo para a convivência saudável.
Ninguém mexe no chocolate que o outro deixou na geladeira, não sem perguntar se pode. Caso contrário teremos uma boa briga.
A ordem de quem vai usar o computador ou o vídeo game será dada a quem falar "primeiro" primeiro. O segundo será quem falar "segundo" primeiro... E assim sucessivamente.
4. Tudo é dividido milimetricamente.
Na época as coisas eram mais caras e a gente mais desprovido de grana. Quando a mamãe fazia feira ela poderia trazer guloseima. Não guloseimassss, mas guloseima. No singular mesmo.
Poderia ser uma caixa de chocolate, um pacote de salgadinho ou um pote de sorvete.
A missão era dividir. Escolhíamos potes iguais em volume e profundidade. Um de nós faria a divisão. E quem dividia não poderia escolher primeiro. Isso era essencial para garantir a paz.
5. Quem parece não aprender são os pais... Eles trocam os nomes dos filhos, quase inevitavelmente.
Se você tem irmãos você já passou por isso, principalmente se são do mesmo sexo. Passei 20 anos com meu nome. Hoje é comum meu pai me chamar de Aléxia. E chamar a pequena de Débora.
Já a minha mãe criou um nome original. Quando estava chamando a atenção de um de nós sempre começava com o vocativo "Jans-Dé-Levi" antes de dizer corretamente o nome do filhote. Isso quando ela lembrava o nome certo... E até hoje ela ainda faz isso!
6. Eles te ensinam a sobreviver ao bullying. Porque são os primeiros a fazer isso com você! 
7. Eles te ensinam a se defender... Porque as primeiras brigas serão com eles.
8. Eles te ensinam a fazer as pazes. Porque mesmo depois das piores brigas voces voltarão a ser companheiros inseparáveis.
9. Eles serão sempre seus amigos. E os seus bons amigos o lembrarão de seus irmãos.
10. Você vai lembrar com saudade dos momentos que passaram juntos. A vida inteira. E isso é muito bom.

Meus irmãos são parte de quem eu sou. Me inspiram a ser melhor. Os admiro e amo de uma forma absurdamente inexplicável.

Hoje eu sou mãe.
Por questões pessoais e de saúde optamos por não termos outros filhos. Não era o que eu pretendia... mas a vida real é feita de fatos que carecem de escolhas. Esta foi a minha.

Já me doeu muito. Hoje menos. Entendi que há irmãos que Deus dá de presente dentro do núcleo familiar. E há irmãos que ganhamos na vida, os quais apelidamos como amigos.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cair faz parte!

Sermão em Cearensês - Jansen Viana

Lembretes e dicas para 2021

Se não imita Cristo não é cristão