Valente como siri numa lata

Obs.: Esse desabafo eu escrevi há muitos anos. Algo me lembrou de sua existência e o resgatei agora para publicar. Não sem antes revisar e alterar o texto original...

***************

Eu sou filha de um cearense cabra macho com uma paraibana. Dos meus pais recebi como herança os bens mais ricos todo filho deveria ter:  Ética, coragem, respeito, vontade de vencer, garra, compromisso,  amor e foco.
Em pra terminar de engrossar o caldo, de quebra ainda me colocaram um sobrenome nada modesto. :)

Por isso digo que: pra pessoa me expor numa situação desagradável tem que fazer o serviço direito. Até porque credibilidade não é pra quem quer. É pra quem conquista e a mantém.

Eu não sou melhor que qualquer outro ser humano. Nem tenho a pretensão de ser. Não preciso, e nem vou pleitear pela benevolência da sua caridade em me conceder o que já é direito meu. Inclusive não vou aceitar ser tratada diferente de qualquer outra pessoa. Nem permitirei que a sua egolatria humilhe os que me rodeiam.

O seu caráter nao me outorga nada. Não é a sua voz que me autoriza, ou proíbe. Sou a única responsável pelos meus sucessos e fracassos. Sou a única que tem a responsabilidade resolver (ou não) os meus problemas. Sou a dona da minha história e não preciso da sua aprovação pra absolutamente nada.

As minhas atitudes eu assumo. As minhas palavras foram de mim proferidas. Sou a mais compete avaliar os erros cometidos por mim.

Se eu falhei, e você sabe, me diga. Conceda a mim a oportunidade de aprender, ou de tentar melhorar. Ou de ver a situação sobre outra perspectiva.
É assim que eu sou.
Essa é a minha regra.
É com essa receita que tenho construído valor nos meus relacionamentos.

Agora que está mais do que claro só espero de você uma das duas atitudes:
ou que me consideres como amiga, uma parceira... Uma companhia autêntica e decente. Ou entenda que não sou sua serviçal, submissa a caprichos de uma mente egocêntrica, limitada e doentia.

Nas duas situações eu respeitarei a sua humanidade, mas nunca espere que eu  assuma o papel de tapete pra sua farsa teatral.

Na minha terra há um ditado muito franco: quem não pode com o pote não pega na rodilha. Ou seja, se você não pode me enfrentar não se dê ao trabalho de frescar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cair faz parte!

Lembretes e dicas para 2021

"E agora? Quem poderá me socorrer?"

Sermão em Cearensês - Jansen Viana