Desabafando uma questão

Se em 2018, com toda a disponibilidade de dados e informações que há, tem uma galera que acredita em tudo o que vê... Imagina como eram os fake news antes da web 1.0.
Com a Web 3.0 cada indivíduo passou a ter seu espaço digital democrático disponível e acessível. E como tudo que evolui tem suas vantagens e desvantagens.
A opinião se tornou fato. Levado ao mundo como verdade. Sem o mínimo de escrutínio é lida, crida e compartilhada. E ai de quem a questione. Elevando em muito o número de desinformados e desorientados.
O 'Ministério da Verdade' do livro 1984 de George Orwell, publicado em 1949, ainda faz todo o sentido. Infelizmente. E o passado é alterado para sustentar o presente.
Nos tempos antigos a história era compartilhada pela tradição oral. Pela contação de histórias... E o zelo de guardar a cultura era pra preservar o aprendizado, e as conquistas dos povos antigos. Obviamente haveria de ter fake news desde os tempos mais remotos... Contudo não havia a possibilidade de se conferir os dados de forma assertiva. Mas sempre houve quem questionasse. Sempre houve quem testasse a hipótese...
O 'só sei que nada sei' deixou de fazer sentido e se transformou 'sei isso porque eu vi no Facebook'...
Quer saber, eu continuo sem saber. Mas também continuo questionando, continuo estudando. Não aceito qualquer coisa que me dizem. Questiono o método, a fonte, a forma retórica de expor a ideia. Questiono minhas verdades... Questiono tudo. Não aceito nada de bandeja.
E, sinceramente, me questiono até onde tudo isso vai nos levar... Porque um passado apagado, reescrito e dissociado de fatos e análises de cenário pode nos levar a um futuro tenebroso.

Comentários

  1. Queria muito que tudo isso fosse apenas um pesadelo ... meu coração me alerta para dias piores e eu sinceramente, fico sem acreditar em tudo que está acontecendo ... tanto ódio, tanta intolerância, tantos julgamentos e muita, mas muita hipocresia. Nunca ouvir tanto falar de Deus e de citações biblicas, em contrapartida incoerência tem reinado. 😔
    Só quero que acabasse bem ...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Cair faz parte!

Lembretes e dicas para 2021

Sermão em Cearensês - Jansen Viana

"E agora? Quem poderá me socorrer?"