Meu pai

(Atenção: este texto contém dialeto cearense arcaico e outros termos da modinha. Não entendendo consulte o Google)

Meu pai.
Figurinha carimbada.
Um cabra fresco que só a peste. 
Tão fresco que parece que dormiu na varanda a vida toda. 
Mas não é fresco de frescura, frecurite, mimimi... 
É do tipo de fresco que não vale nada.
Nem se preocupa com nada que o faça perder a piada.

Não entenda errado. 
Ele vale muito. 
Muito mais do que qualquer riqueza que se possa ter.
Tesouro que em moeda não se conta.
Porque não haverá nessa vida quem consiga tanto valor compreender.

Meu pai.
Um boêmio da vida. 
Contador de causos
Um piadista que ás vezes é quase sem graça, 
Mas que na sua fala faz qualquer um rir. 
Nem que seja por misericórdia ou vergonha alheia.
 
Meu pai.
Aquele que desde cedo me ensinou a ser forte.
A enfrentar a vida, a enfrentar os desafios.
Foi dele que recebi mais toscos apelidos da minha vida. 
Me fez compreender que os brigões do colégio só tinham vocativos fracos.
Fichinha.

Meu pai
Ele me ensinou a importância do dia 20 de cada mês. 
Este era certamente o melhor dia. 
Quando a sua conta corrente recebia um alívio.
Instantâneo. Mas preciso.

Meu pai.
O que sabe escolher os melhores NÃO restaurantes para almoçar com a família.
Um grande sommelier de comida barata, sem graça e de cheiro duvidoso. 
Mas que, além de encher a barriga, une a família num sonho em comum:
Não deixar mais ele escolher onde será o almoço.

Meu pai
Homem simples, mas que se  preocupa com a nutrição dos filhos.
Que sempre prezou pelos bons modos à mesa. 
Só ficaria de castigo com certeza
Quem dos filhos se servisse com mais de um quilo
E sobremesa.

Meu pai.
Um homem SEXagenário 
A mente mais criativa que conheço
Que dia sim e outro sim aparece com uma ideia sensacional 
Teoricamente pra ganhar muito dinheiro, mas achamos que é na verdade
Uma forma de criar seus próprios memes.

Meu pai.
Homem centrado, que sempre soube qual era a sua "praia".
Administrador, analista de sistemas, teólogo, professor, pastor, psicanalista, aposentado, escritor e recentemente diretor de filme de arte.

Meu pai.
Além de tudo isso um homem de caráter. 
Um cara sério e sereno
Um herói de lutas e vitórias.
Um exemplo de vida e superação.
Um homem simples e cheio de prosa.
Uma companhia agradável de se ter.
Uma alma pueril. 
Um olhar curioso.
Um coração intenso. 
Um poeta.

Meu pai.
Minha jóia rara.

Comentários

  1. Obrigado, filhota. Você enche meu coração de alegria e paz. Te amo muito.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Cair faz parte!

Lembretes e dicas para 2021

Sermão em Cearensês - Jansen Viana

"E agora? Quem poderá me socorrer?"