Fidelizar - mentira ou escravidão?

De: Jansen Viana e Débora Viana

Este texto foi o primeiro que escrevemos juntos. Então ele também é um marco especial pra mim! Que honra! Meu pai, meu mestre!

Considero inadequado o termo "fidelizar" cliente. Mais que isso, repugno-o. Por mais que justifiquem os gurus do marketing e mesmo que seja sugestivo usá-lo. Ainda que o verbete conste nos diversos dicionários da língua portuguesa. Nada disto revela a mim uma situação em que o uso de quaisquer de suas flexões verbais seja digna de aplauso.

Imagina um contrato de fidelização. Contrato que obriga ser fiel? Tolice.
Não dá certo nem em casamento.
E se o cliente não cumprir?
E se o cliente for um farsante contumaz? Não nos tornamos fiéis por assinatura. Nunca será possível fidelizar alguém, ninguém será fidelizado a nada.

Fidelidade é substantivo. Expressa a qualidade de quem decidiu ser fiel, um atributo. E não é possível que isso seja implantado no caráter de outra pessoa, nem por cirurgia.

Tornar fiel? Se eu te torno fiel você não é livre. É escravo. Tem amarras. Se fidelizo não dou opção. Aquele que não se deixa fidelizar é um escravo foragido? Um criminoso?

Ser fiel exige liberdade. Não é possível haver liberdade se não há possibilidade de escolha. Se não há autonomia do fiel.
Ser fiel é decisão que só compete ao seu autor.

Para falar isso me aproprio do que disse Nietzsche, pois a fidelidade que é possível é a que temos pelas nossas próprias necessidades e ambições. Ou seja, só se pode ser fiel a si mesmo. Não há fidelidade quando há choque de valores. Não há fidelidade quando as opções não me ajudam a chegar onde quero.

Fidelizar é tornar alguém refém de um comrpomisso que não decidiu ter. Fidelizar é eufemismo para dominar, controlar, enfeitiçar, manipular... Apropriação vergonhosa!

Entendo, e defendo, que a "fidelidade" se tornou jargão comercial usado para atenuar grosseiramente o teor de cláusulas abusivas.

Quer manter seus clientes? Então cumpra suas promessas. Entregue o que foi acertado. Surpreenda com outros fatores que satisfaçam à sua necessidade. Do contrário, arranje um jeito de tirar-lhes as opções, impeça-os à escolha e à liberdade. Amarre-os num contrato, sufoque-os com produtos, endivida-os consigo, mas não caia na esparrela de pensar que eles são fiéis ou, pior, de que você os fidelizou.

Comentários

  1. Imagina a cabeça do pai escrevendo com a filha. Te amo filhota.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, concordo com tudo que foi dito! Para ser fiel é preciso ser livre, e isso vale para todas as áreas da vida.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Cair faz parte!

Sermão em Cearensês - Jansen Viana

Lembretes e dicas para 2021

Se não imita Cristo não é cristão